A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária Dr. José Afonso, apresenta as sete principais linhas de orientação estratégica para o ano letivo 2019-20, identificando, para cada área, as ações previstas:

1. TORNAR A ESJA UMA REFERENCIA NO ENSINO E NOS RANKINGS ESCOLARES
  • Dinamizar a atribuição de prémios de mérito aos melhores alunos, em estrita colaboração com a Direção da escola e professores;
  • Instituir a atribuição do prêmio “O melhor professor do ano da ESJA”;
  • Propor projetos e novas abordagens escolares visando o sucesso educativo;
  • Projetar os alunos com maiores médias escolares e acompanhar o seu percurso após saírem da ESJA;
  • Projetar trabalhos realizados pelos alunos da ESJA.
2. REFORÇAR A IMAGEM E COMUNICAÇÃO DA ESCOLA
  • Promover ações com vista à modernização e uniformização das instalações da EJSA, incluindo pintura de edifícios, muros, canalizações, substituição de redes e painéis decorativos;
  • Promover concurso aos alunos para criação de novo logotipo para a ESJA;
  • Promover a dinamização do website da ESJA, em colaboração com a escola;
  • Promover a dinamização da página de Facebook da ESJA, em colaboração com a escola;
  • Promover a comunicação global escrita da Escola para os Pais e Encarregados de Educação;
  • Promover a divulgação de alterações que afetem a escola, direta ou indiretamente;
  • Promover a participação de personalidades conhecidas que se integrem em atividades ministradas no 3o ciclo e ensino secundário.
3. MELHORAR AS CONDIÇÕES DE ENSINO
  • Promover ações com vista à melhoria/renovação dos equipamentos escolares utilizados, destacando a área das artes, ciências, informática e desporto;
  • Promover ações com vista a dotar, pelo menos, algumas salas de aula, de condições de climatização adequadas ao ensino em qualquer época do ano, atendendo sobretudo às elevadas temperaturas que se fazem sentir no interior das salas de aula em alguns meses do ano, cada vez mais quentes;
  • Adquirir equipamentos que possam ser necessários, incluindo no refeitório;
  • Promover a reparação de problemas existentes nas salas de aula, como por exemplo infiltrações/humidade.
4. DINAMIZAR A VERTENTE CULTURAL E SOCIAL
  • Promover a realização de protocolos com instituições que possam beneficiar e fomentar o interesse dos alunos pela cultura, elaborando em conjunto eventos e ações na freguesia e/ou cidade;
  • Participar sempre que possível, se justifique e/ou possa enriquecer a nossa comunidade escolar em projetos que fomentem o interesse das crianças pela cultura, incluindo visitas de estudo;
  • Promover, incentivar e/ou reavivar, sempre que possível, as tradições festivas, ou aquelas atividades que fazem sentido registar para futuro, nomeadamente: Baile de Carnaval, Festas de Natal, Páscoa, Anuário da Escola, entre outros;
  • Apoiar a escola na dinamização de atividades que, sempre que seja possível, envolvam os Pais e E.E.;
  • Promover atividades formativas e pedagógicas para a comunidade escolar, envolvendo Pais e filhos e E.E., em áreas que acrescentem valor para uma comunidade consciente e responsável.
5. ATENDER ÀS NECESSIDADES ESPECIAIS
  • Agilizar e mediar situações que necessitem de especial atenção, de modo a garantir que esta escola seja uma escola aberta a toda a comunidade, com a possibilidade real de integração efetiva destes casos com respostas e condições, contribuindo para o sucesso escolar e desenvolvimento global dos alunos;
  • Apoiar a ESJA na resolução de situações especificas, incluindo junto do Ministério da Educação, como por exemplo as que envolvam professores, auxiliares, turmas, ou componentes curriculares.
6. REPRESENTAÇÃO ATIVA E ACOMPANHAMENTO REGULAR
  • Apresentação dos Órgãos Sociais eleitos à Direção da Escola, Câmara Municipal, Junta de Freguesia e demais instituições;
  • Efetuar visitas regulares à ESJA de forma a podermos detetar problemas existentes e melhor acompanhar a sua resolução;
  • Efetuar reuniões regulares com os representantes dos Encarregados de Educação das diversas turmas da ESJA;
  • Efetuar reuniões regulares com a Direção da ESJA;
  • Efetuar reuniões regulares com a Associação de Estudantes;
  • Efetuar reuniões com outras instituições direta ou indiretamente relacionadas com a ESJA;
  • Procurar parceiros, públicos ou privados, que possam apoiar a escola na implementação das medidas definidas para fazer face aos problemas detetados.
7.REESTRUTURAÇÃO DA APEEESJA
  • Apresentar proposta de alteração aos estatutos da APEEESJA para que estes se tornem mais atuais e versáteis, e tentar obter declaração de utilidade pública para a Associação;
  • Manter atualizado o website para da APEEESJA;
  • Promover a comunicação global, construindo uma base de dados, sempre atualizada, com os contactos de todos os Pais e E.E.;
  • Promover a criação de equipas de projeto, incluindo com membros da escola;
  • Promover a auscultação dos associados, e da restante comunidade escolar, para melhor identificação de aspetos a melhorar;
  • Promover a inscrição de novos associados.

As ações a desenvolver serão desencadeadas tendo essencialmente por base o bem-estar dos nossos filhos e educandos na Escola Secundária Dr. José Afonso e serão, sempre que possível, articuladas com o plano de atividades da escola.

A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária Dr. José Afonso.

Histórico



APEEESJA
Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos da Escola Secundária Dr. José Afonso

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