A APEEESJA enviou, em 27.03.2020, alguns contributos ao Sr. Ministro e Secretários de Estado da Educação, sobre o que, no nosso entender, deve ser feito nas escolas para dar resposta às necessidades do ensino à distância, em condições de igualdade, incorporando o que se pode chamar de um Plano Tecnológico para as Escolas, assente, pelo menos, nas seguintes medidas:

  • Identificação rápida das necessidades de investimento em equipamentos informáticos nas escolas com vista à sua renovação/ substituição, resolvendo também a necessidade, de há anos, de renovação dos equipamentos informáticos nas escolas, já obsoletos;
  • Aquisição, e entrega, nas escolas de todos os equipamentos informáticos que permitam aos professores o ensino virtual, para todos os alunos, em igualdade de circunstâncias, no 3º período;
  • Levantamento rápido das necessidades dos alunos de cada escola ao nível do equipamento necessário, disponível em casa, para garantir o ensino à distância, em igualdade de circunstâncias;
  • Informação às escolas das soluções de software atualmente existentes que permitem o ensino à distância, atendendo às necessidades de cada área de ensino;
  • Formação em tecnologia aos professores, e aos alunos, sobre as opções tecnológicas existentes.

A adopção destas medidas, para além de resolverem a necessidade, de há anos, de renovação dos equipamentos informáticos nas escolas, já obsoletos, permite garantir que um 3º período possa decorrer com a maior normalidade possível, em igualdade de circunstâncias e para todos os alunos, que defendemos, e preparar o país para um cenário de repetição da epidemia, com reflexos também nas escolas, em próximos anos lectivos.

 A vertente informática/tecnológica nas escolas tem dado sinais de não acompanhar as necessidades dos professores e dos alunos, e esta pode ser uma oportunidade para corrigir aspectos estruturais do sistema educativo no ensino público, tais como a falta de professores em Informática/TIC e a falta de meios informáticos e tecnológicos adequados às exigências de contexto.

Categories: Iniciativas

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