O atual contexto é fonte de grande preocupação para toda a comunidade escolar, em especial nas escolas em que não é possível garantir nas salas de aula o distanciamento mínimo de 1 metro entre alunos, recomendado pela DGS, e onde há falta de assistentes operacionais para garantir uma limpeza/ desinfeção dos espaços mais eficaz, como é o caso da Escola Secundária Dr. José Afonso.

A este contexto acresce que uma limpeza normal apenas eliminará cerca de 40% dos vírus e outros microorganismos existentes nas salas e não desinfeta o ar, que, mesmo com a utilização de máscaras, tudo indica, perante casos de infeção, poder ficar contaminado em espaços fechados durantes várias horas ou dias.

A radiação ultravioleta (UV) tem-se revelado uma das formas mais eficazes na prevenção do COVID-19, sendo a sua utilização cada vez mais recomendada pela comunidade científica, uma vez que desinfeta, não apenas as superfícies físicas, mas também o ar. A radiação UV consegue destruir o RNA do vírus, com uma eficácia de inativação em segundos, que pode ir até 99,99 %, dependendo do tipo de equipamento e da dimensão do espaço.

A Associação de Pais teve conhecimento desta tecnologia no combate ao COVID19 e iniciou, em outubro de 2010, um processo de recolha de donativos junto dos pais e encarregados de educação e professores da ESJA com vista a possibilitar a aquisição de alguns equipamentos e assim tornar o processo de desinfeção das salas de aula mais completo e eficaz, dando mais segurança a todos.

Este processo já permitiu a entrega, na escola, no dia 25 de novembro, de três equipamentos (modelo UVM216) no valor de 5.027 €, sendo que um destes equipamentos foi oferta de uma empresa. A intenção é afetar estes equipamentos a cada um dos 3 edifícios existentes, após a devida formação aos utilizadores, que esperamos poder ocorrer em breve.

Acreditamos que esta iniciativa, que já reuniu contributos de mais de 200 pais e professores, poderá ser um significativo contributo para um ensino presencial mais seguro, que defendemos, protegendo em simultâneo toda a comunidade educativa. Esta é uma época estranha, em que a nossa capacidade de ação e proteção está a ser posta à prova, contra algo que não se vê, e temos de nos saber adaptar e defender da melhor forma possível, sempre em segurança!

Salientamos que o processo de recolha de donativos ainda se encontra em curso, pois gostaríamos de tornar esta solução mais abrangente e eficaz, com a aquisição de mais equipamentos. O ideal seriam mais 3, de forma a poderem ficar dois equipamentos em cada edifício, um por piso.

Assim, todos os que pretendam ainda contribuir, poderão fazê-lo seguindo as seguintes diretrizes:

IBAN: PT50 0035 075900052491930 17

Referência bancária para identificação dos Alunos: Primeiro e último nome _ ano _ turma

Referência bancária para identificação dos Professores: Primeiro e último nome_PROF

Um grande obrigado a todos os que já contribuiram, e poderão ainda vir a contribuir para esta causa!

Categories: Iniciativas

0 Comments

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Visit Us On Facebook