Num contexto em que os Quadros de Excelência/ Honra, de Mérito e de Valor, incluindo a atribuição de prêmios, são formas que as escolas encontram para instituir e reforçar o reconhecimento e a valorização do mérito, a dedicação e o esforço no trabalho escolar, bem como de ações meritórias desenvolvidas na comunidade, a Associação de Pais tem apoiado a iniciativa “Prêmios de mérito escolar” instituída pela Escola Secundária Dr. José Afonso que, devido à situação pandémica, foi suspensa em 2020, levando a que dezenas de alunos ficassem sem esse reconhecimento.

Acreditamos que os prêmios e menções honrosas são fundamentais em qualquer escola pois, não visando apenas premiar bons resultados, mas antes estimular o gosto por aprender e a vontade de os alunos se superarem, a atribuição de menções pretende incentivar permanentemente os alunos e as turmas em busca da excelência.

Consideramos por isso fundamental que a iniciativa já existente possa ser retomada e, sobretudo, alargada a novos conceitos, justificando-se, eventualmente, regulamentação específica para este fim.

Ao nível da TIPOLOGIA DE PRÊMIOS E MENÇÕES que poderiam vir a ser implementados, defendemos que os alunos e turmas que se distinguem, poderiam obter reconhecimento através de um (ou mais que um) dos quadros abaixo indicados:

  • Quadro de Excelência/ honra: distinção pelo desempenho e dedicação escolar, dando origem a um prêmio;
  • Quadro de mérito: distinção pelo desempenho positivo em favor da comunidade onde está inserida a escola, evidenciando valores como solidariedade/altruísmo e liderança;
  • Quadro de valor: distinção pela persistência e pelo empenho na vontade de superar situações de insucesso, face a constrangimentos e dificuldades, alcançando, por mérito próprio, um desempenho positivo, quantificado quantitativamente ou qualitativamente, em todas as disciplinas;
  • “Menção melhor turma”: distinção da turma que se destacar pela assiduidade, pontualidade, disciplina e resultados escolares.

Ao nível da FORMA DE ATRIBUIÇÃO, defendemos a organização de cerimónias em espaços adequados para o efeito, com introdução de eventos de cariz artístico e musical, em parceria com entidades do concelho.

Ao nível de PUBLICITAÇÃO, defendemos que o website da Escola deve poder conter informação histórica sobre a atribuição de prêmios e menções honrosas, com identificação dos alunos, como já existe em várias escolas, e se considera uma excelente prática motivacional e de reforço da imagem da escola.

Categories: Iniciativas

0 Comments

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Visit Us On Facebook